The Art of Consciousness

Convite para a instalação resultante do trabalho UPLOAD.

/

No seguimento da análise e interpretação do texto The Cinema of the Future de Morton Heilig, propõe-se o explorar os conceitos e ideias associados à noção de ‘cinema sensorial’, dando destaque à relação de hierarquia entre visão e audição, numa experiência de tomada de consciência, nas palavras de Heilig “… the cinema of the future will no longer be a ‘visual art’, but an ‘art of counsciousness’.

A instalação

O espectador é convidado a entrar numa cabine delimitada por quatro paredes, sendo que cada uma ostenta um plano, no qual é projectado uma perspectiva (frontal, lateral ou posterior) da narrativa capturada. Esta narrativa é acompanhada por diversos sons/ruídos, ‘limitando-se’ uns a completar o que é visualizado, enquanto que outros, pelo seu carácter inesperado, procuram contrariar a hierarquia resultante do estudo efectuado por Heilig, ao sobreporem a prioridade da audição à visão.
Procura-se pois, por meio do projecto desenvolvido, reforçar o papel sensorial na apreensão de conteúdo, e consequentemente, na criação de consciência.

 

O cartaz da instalação
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s